DEVEMOS ESTAR SOSSEGADOS? CLARO QUE NÃO!..
Governo tenta sossegar a Norte receios sobre TGV
Rui Moreira critica proposta e socialistas têm dúvidas
José Mota / Arquivo jn
TGV entre Porto e Vigo ainda sem consenso por causa do aeroporto
Carla Soares-jornalista do JN
A secretária de Estado dos Transportes e secretária nacional do PS, Ana Paula Vitorino, afirmou, ontem, perante os socialistas do Porto, que o "compromisso político" do Governo é o de "ligar a alta velocidade ao Aeroporto Sá Carneiro", mas deixou em aberto a forma e os prazos para o fazer, continuando a não satisfazer os apelos lançados na véspera, após reunião da Junta Metropolitana do Porto (JMP), que reclamou uma estação de TGV na linha Porto-Vigo.
A estação central do futuro TGV continua a ser a de Campanhã e o que o Governo prevê, conforme havia sido já divulgado, é analisar duas alternativas para "ligar a Galiza ao aeroporto", conforme foi exibido, ontem, na apresentação de Ana Paula Vitorino. A primeira alternativa, resume o documento, é o aproveitamento parcial da linha do Minho no troço Porto-Braga, "fazendo-se uma derivação para o aeroporto", acrescentou a dirigente socialista. A segunda consiste numa linha integralmente nova na ligação entre o Aeroporto Sá Carneiro e Braga, o que, de acordo com socialistas presentes no debate, corre o risco de ficar pelo caminho por ser uma solução cara.
"É incontornável que a alta velocidade vai ligar ao aeroporto e ao Porto de Leixões. É uma decisão política deste Governo", insistiu Ana Paula Vitorino. "Devemos ligar a alta velocidade ao Sá Carneiro de uma forma que permita atingir melhor os objectivos e com baixo custo", ressalvou. Mas um cenário em que uma linha directa de TGV inclua uma estação no Sá Carneiro apenas é equacionado no âmbito de uma nova ligação de Braga.
Questionada sobre o facto de procurar, agora, dar mais garantias quanto ao aeroporto, disse não haver uma alteração, "mas uma maturação do projecto".
Já "a grande estação entre Lisboa e Porto vai ser Campanhã", disse, alegando que "as estações principais nunca são aeroportos ou portos". Porém, no passado, Campanhã não era a solução defendida e fora prevista uma ligação directa ao aeroporto.
"É uma solução com a qual não me conformo", reagiu o presidente da Associação Comercial do Porto. Rui Moreira não acredita, sequer, que venha a existir uma ligação entre Braga e o Aeroporto de Sá Carneiro e lembra que, a partir de 2013, ano de entrada em funcionamento da linha Porto-Vigo, não haverá mais fundos estruturais. "Ou a solução é já definitiva ou não há solução", vincou, recordando que, do lado espanhol, "foi desviada a linha de TGV para passar por baixo do Aeroporto de Vigo. "A linha do Norte, que vem da Galiza, tem que, ao entrar no Porto, passar no Sá Carneiro. Não nos venham enganar", reagiu. "Um TGV entre Lisboa e Porto e, depois, entre Braga e a fronteira, não nos interessa", rematou.
Entre os socialistas, mantém-se a dúvida. Guilherme Pinto, "vice" da Junta Metropolitana, demarcou-se das críticas de Rio ao modelo para os aeroportos mas concorda que o TGV tem de passar pelo aeroporto.
A FDP do PS realizou mais uma sessão sobre transporte de alta velocidade. Saúda-se por esta realização e muitas outras terão de ser feitas. Os portuenses e a gente do Norte têm de ser ouvidas e conhecer a posição política dos dirigentes do PS Porto, que das notícias vindas a pública é uma mão cheia de nada.
A senhora secretária de Estado apresenta as soluções técnicas e as decisões políticas, com conhecimento e realismo. Mas não chega.
É preciso saber mais: custo/benefício; passagem no aeroporto Sá Carneiro; previsões de rentabilidade; gestão; prazos; prioridades, porto de Leixões,etc.
As decisões políticas são totalmente legítimas e desejáveis, mas como aconteceu com a OTA, um projecto desta envergadura não pode ficar entre quatro paredes. A opinião pública tem uma palavra a dizer. E quando fala com argumentos credíveis e propostas sérias, o governo ouve.
O seguidismo não é bom conselheiro. Em matéria de políticas para o Porto e para o Norte, que são muito urgentes, como está já mais que demonstrado, a sociedade civil quer participar. E participa com seriedade e com grande interesse.
O Movimento VimaraPeresPorto realizou no dia 29/6 uma Conferência sobre Regionalização, Áreas Metropolitanas e PEMN, com elevada participação e com propostas muita sérias.
Três académicos: Elisa Ferreira, Salvato Trigo e Carlos Abreu Amorim, debateram durante quase 4 horas os problemas do Porto, do Norte e das Regiões, analisando-os por vários ângulos e com alternativas credíveis. Não pedimos "esmolas" exigimos mais atenção e medidas urgentes que serão apresentadas a seu tempo.
Carlos Pinto
2 comentários:
Concordo que o TGV tenha paragens próximas dos aeroportos, mas não concordo de forma alguma que tenha paragens pelo país fora. No sentido Norte-Sul devia ligar somente Vigo, Porto e Lisboa. Quando muito, também Faro e uma cidade ou zona entre Lisboa e Porto.
António Alte da Veiga
Caro senhor Alte Veiga:
Estou de acordo consigo. A central pode ser em Campanhã com passagem pelo aeroporto. Os técnicos que resolvam.
Quanto a paragens segundo percebi Porto/Lisboa tem 5 mas são alternativas. Só pára 1 vez em cada trajecto.
Obrigado pela sua participação.
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