Estátua de Vímara Peres-Porto

Estátua de Vímara Peres-Porto
Lança,escudo,elmo e armadura-escultura de Barato Feyo-do Livro Porto Património Cultural Da Humanidade de Manuel Dias e André Fregitzer
--------------------------------------------------------------------------------

PROTECÇÃO CONTRA A DITADURA

PROTECÇÃO CONTRA A DITADURA

JÁ ESTAMOS EM DITADURA?

JÁ ESTAMOS EM DITADURA?

POR PROPOSTA DE FERREIRA LEITE A DEMOCRACIA ESTÁ SUSPENSA 6 MESES

Por qué no te callas? Desde que Manuela Ferreira Leite chegou a líder do PSD que nunca sabemos o que ela pretende dizer cada vez que fala, entendemo-la perfeitamente, conseguimos repetir tudo o que disse para temos de nos abster no momento de a interpretar ou tirar conclusões. Temos de esperar um ou dois dias para, em função das sondagens de opinião ou das reacções da opinião pública, ouvirmos alguém do PSD, o secretário-geral ou o líder parlamentar, dizer-nos o que a líder pretendia dizer. Isso sucedeu logo com o seu discurso de encerramento do congresso que a confirmou na liderança do PSD, como nessa altura a máquina ainda não estava adaptada ao discurso da nova líder andámos mais de uma semana a tentar interpretar qual a opinião de MFL em relação às obras públicas, na ocasião Morais Sarmento ainda fez um esforço para esclarecer que eram apenas alguns projectos que estavam em causa, mas depois de várias contradições foi a própria MFL que esclareceu que eram todas as obras. Desde então, cada vez que MFL abre a boca é certo que no dia seguinte alguém vem esclarecer o que a líder do PSD pretendia dizer. Sucedeu, por exemplo, com a sua posição em relação ao salário mínimo, disse que era contra para dois dias depois alguém esclarecer que as suas declarações tinham sido mal interpretadas, o contra era um talvez muito próximo do sim. Agora o disparate foi maior, MFL disse com ar muito sério que o ideal era suspender a democracia durante seis meses, disse-o com o ar mais sério deste mundo, sem alterar a expressão do rosto e sem o mais pequeno sinal de ironia, Afinal, esclarece um secretário-geral do PSD indignado, que a líder do PSD estava a ironizar. Bem, não conheço muito bem o estilo de MFL a contar anedotas, o que vi e ouvi não me levava a pensar que estava a ironizar. Mas quando o ministro das obras públicas disse o disparate do deserto da margem sul, não teve direito a interpretação ou contexto, o PSD foi mais longe que qualquer outro partido da oposição e produziu outdoors com camelos que afixou na margem sul. Mas deixemos os duplos critérios do PSD, já sabemos que a actual líder é a pessoa mais séria e rigorosa deste mundo, ainda que o seu problema seja não se limitar a usar na boca nas refeições, até parece que quando come a ligação é ao estômago e quando fala em vez de a boca se ligar ao cérebro estabelece uma ligação directa ao intestino grosso. Temos portanto uma candidata a primeiro-ministro que não diz quais são as suas propostas é porque não quer que o país beneficie delas sendo aplicadas por um governo que não seja do seu partido, e quando fala não pode ser levada a sério enquanto não vier alguém divulgar as notas explicativas ou dizer o que efectivamente pretendia dizer. O secretário-geral do PSD que costumava ter como função mandar as facturas da propaganda para as empresas e obras públicas, passou a desempenhar as funções de tradutor-intérprete oficial de MFL. Se a lide do PSD disser branco temos de nos abster de pensar no que disse até que o secretário-geral nos esclareça se branco é preto, cinzento ou azul, já que quando a líder disse branco estava a ironizar. Começo a perceber porque razão a líder do PSD optou inicialmente pelo silêncio, era para poupar trabalho extra ao secretário-geral e ao líder parlamentar do PSD, para que em vez de se dedicarem às suas funções tenham de andar em permanente alvoroço a esclarecer o país sobre o que MFL disse de cada vez que abriu a boca. Do blog - o jumento

HOJE INTERROMPI A SUSPENSÃO PARA DEIXAR UM AVISO

Sábado, 15 de Novembro de 2008

ESTÁ EM MARCHA O PREC II - ESTÁ NOS COMPÊNDIOS LENINISTAS
O PCP e seu satélites sabem fazer isto muito bem e espero que ninguém tenha medo das ameaças de tribunal do senhor Mário Nogueira. Ou teremos de recorrer de novo a Mário Soares para ir para a rua defender a DEMOCRACIA E A LIBERDADE?"
CONVERGÊNCIA DAS FRENTES DE LUTA"

dirigida a quatro pilares:PROFESSORES, MILITARES, FUNÇÃO PÚBLICA E AGORA OS ALUNOS. Só não vê quem não quer.Como o operariado já não existe e ir para a porta das fábricas é perigoso porque provoca mais desemprego, joga-se onde o emprego é para a vida inteira.
Lamentávelmente um partido pilar da Demcracia, responsável por 13 anos de governo em 23, o PSD e a sua líder, cavalgam a onda de descontantamento, numa fase tão dificil para Portugal e para o Mundo, com a falência do neoliberalismo. É a CRISE FINANCEIRO E A CRISE ECONÓMICA, que a ganância do lucro e a Globalização selvagem provocaram. Sobre isto a lider do PSD cala-se. Sobre BPN fica muda. Sobre alternativas não divulga. Agora só fala para dizer que é preciso suspender a avaliação e experimentar outra. MAS QUAL?
nOTA: Li hoje um artigo esclarecedor de Miguel Sousa Tavares no Expresso.Carlos Pinto

O DISCURSO DA VITÓRIA

O DISCURSO

Obama: O discurso de vitória
05.11.2008 - 20h24
Boa noite, Chicago. Se ainda houver alguém que duvida que a América é o lugar onde todas as coisas são possíveis, que questiona se o sonho dos nossos fundadores ainda está vivo, que ainda duvida do poder da nossa democracia, teve esta noite a sua resposta.É a resposta dada pelas filas de voto que se estendiam em torno de escolas e igrejas em números que esta nação jamais vira, por pessoas que esperaram três e quatro horas, muitas pela primeira vez na sua vida, porque acreditavam que desta vez tinha de ser diferente, que as suas vozes poderiam fazer essa diferença.É a resposta dada por jovens e velhos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, nativos americanos, homossexuais, heterossexuais, pessoas com deficiências e pessoas saudáveis. Americanos que enviaram uma mensagem ao mundo, a de que nunca fomos apenas um conjunto de indivíduos ou um conjunto de Estados vermelhos e azuis.Somos e sempre seremos os Estados Unidos da América.É a resposta que levou aqueles, a quem foi dito durante tanto tempo e por tantos para serem cínicos, temerosos e hesitantes quanto àquilo que podemos alcançar, a porem as suas mãos no arco da História e a dobrá-lo uma vez mais em direcção à esperança num novo dia.Há muito que isto se anunciava mas esta noite, devido àquilo que fizemos neste dia, nesta eleição, neste momento definidor, a mudança chegou à América.Há pouco recebi um telefonema extraordinariamente amável do Senador McCain.O Senador McCain lutou longa e arduamente nesta campanha. E lutou ainda mais longa e arduamente pelo país que ama. Fez sacrifícios pela América que muitos de nós não conseguimos sequer imaginar. Estamos hoje melhor devido aos serviços prestados por este líder corajoso e altruísta.Felicito-o e felicito a governadora Palin por tudo aquilo que alcançaram. Espero vir a trabalhar com eles para renovar a promessa desta nação nos próximos meses.Quero agradecer ao meu parceiro neste percurso, um homem que fez campanha com o seu coração e falou pelos homens e mulheres que cresceram com ele nas ruas de Scranton e viajaram com ele no comboio para Delaware, o vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.E eu não estaria aqui hoje sem o inabalável apoio da minha melhor amiga dos últimos 16 anos, a pedra angular da nossa família, o amor da minha vida, a próxima Primeira Dama do país, Michelle Obama.Sasha e Malia, amo-vos mais do que poderão imaginar. E merecem o novo cachorro que virá connosco para a nova Casa Branca.E embora ela já não esteja entre nós, sei que a minha avó está a observar-me, juntamente com a família que fez de mim aquilo que sou. Tenho saudades deles esta noite. Reconheço que a minha dívida para com eles não tem limites.Para a minha irmã Maya, a minha irmã Alma, todos os meus outros irmãos e irmãs, desejo agradecer-vos todo o apoio que me deram. Estou-vos muito grato.E ao meu director de campanha, David Plouffe, o discreto herói desta campanha, que, na minha opinião, concebeu a melhor campanha política da história dos Estados Unidos da América.E ao meu director de estratégia, David Axelrod, que me tem acompanhado em todas as fases do meu percurso.Para a melhor equipa alguma vez reunida na história da política: tornaram isto possível e estou-vos eternamente gratos por aquilo que sacrificaram para o conseguir.Mas acima de tudo nunca esquecerei a quem pertence verdadeiramente esta vitória. Ela pertence-vos a vós. Pertence-vos a vós.Nunca fui o candidato mais provável para este cargo. Não começámos com muito dinheiro nem muitos apoios. A nossa campanha não foi delineada nos salões de Washington. Começou nos pátios de Des Moines, em salas de estar de Concord e nos alpendres de Charleston. Foi construída por homens e mulheres trabalhadores que, das suas magras economias, retiraram 5 e 10 e 20 dólares para a causa.Foi sendo fortalecida pelos jovens que rejeitavam o mito da apatia da sua geração e deixaram as suas casas e famílias em troca de empregos que ofereciam pouco dinheiro e ainda menos sono.Foi sendo fortalecida por pessoas menos jovens, que enfrentaram um frio terrível e um calor sufocante para irem bater às portas de perfeitos estranhos, e pelos milhões de americanos que se ofereceram como voluntários, se organizaram e provaram que mais de dois séculos depois, um governo do povo, pelo povo e para o povo não desaparecera da Terra.Esta vitória é vossa.E sei que não fizeram isto apenas para vencer uma eleição. E sei que não o fizeram por mim.Fizeram-no porque compreendem a enormidade da tarefa que nos espera. Porque enquanto estamos aqui a comemorar, sabemos que os desafios que o amanhã trará são os maiores da nossa vida – duas guerras, uma planeta ameaçado, a pior crise financeira desde há um século.Enquanto estamos aqui esta noite, sabemos que há americanos corajosos a acordarem nos desertos do Iraque e nas montanhas do Afeganistão para arriscarem as suas vidas por nós.Há mães e pais que se mantêm acordados depois de os seus filhos adormecerem a interrogarem-se sobre como irão amortizar a hipoteca, pagar as contas do médico ou poupar o suficiente para pagar os estudos universitários dos filhos.Há novas energias para aproveitar, novos empregos para serem criados, novas escolas para construir, ameaças para enfrentar e alianças para reparar.O caminho à nossa frente vai ser longo. A subida vai ser íngreme. Podemos não chegar lá num ano ou mesmo numa legislatura. Mas América, nunca estive tão esperançoso como nesta noite em como chegaremos lá.Prometo-vos. Nós, enquanto povo, chegaremos lá.Haverá reveses e falsas partidas. Há muitos que não concordarão com todas as decisões ou políticas que eu tomar como presidente. E sabemos que o governo não consegue solucionar todos os problemas.Mas serei sempre honesto para convosco sobre os desafios que enfrentarmos. Ouvir-vos-ei, especialmente quando discordarmos. E, acima de tudo, pedir-vos-ei que adiram à tarefa de refazer esta nação da única forma como tem sido feita na América desde há 221 anos – pedaço a pedaço, tijolo a tijolo, e com mãos calejadas.Aquilo que começou há 21 meses no rigor do Inverno não pode acabar nesta noite de Outono.Somente a vitória não constitui a mudança que pretendemos. É apenas a nossa oportunidade de efectuar essa mudança. E isso não poderá acontecer se voltarmos à forma como as coisas estavam.Não poderá acontecer sem vós, sem um novo espírito de empenho, um novo espírito de sacrifício.Convoquemos então um novo espírito de patriotismo, de responsabilidade, em que cada um de nós resolve deitar as mãos à obra e trabalhar mais esforçadamente, cuidando não só de nós mas de todos.Recordemos que, se esta crise financeira nos ensinou alguma coisa, é que não podemos ter uma Wall Street florescente quando as Main Street sofrem.Neste país, erguemo-nos ou caímos como uma nação, como um povo. Resistamos à tentação de retomar o partidarismo, a mesquinhez e a imaturidade que há tanto tempo envenenam a nossa política.Recordemos que foi um homem deste Estado que, pela primeira vez, transportou o estandarte do Partido Republicano até à Casa Branca, um partido fundado em valores de independência, liberdade individual e unidade nacional.São valores que todos nós partilhamos. E embora o Partido Democrata tenha alcançado uma grande vitória esta noite, fazemo-lo com humildade e determinação para sarar as divergências que têm atrasado o nosso progresso.Como Lincoln disse a uma nação muito mais dividida do que a nossa, nós não somos inimigos mas amigos. Embora as relações possam estar tensas, não devem quebrar os nossos laços afectivos.E àqueles americanos cujo apoio ainda terei de merecer, posso não ter conquistado o vosso voto esta noite, mas ouço as vossas vozes. Preciso da vossa ajuda. E serei igualmente o vosso Presidente.E a todos os que nos observam esta noite para lá das nossas costas, em parlamentos e palácios, àqueles que estão reunidos em torno de rádios em cantos esquecidos do mundo, as nossas histórias são únicas mas o nosso destino é comum, e uma nova era de liderança americana está prestes a começar.Aos que querem destruir o mundo: derrotar-vos-emos. Aos que procuram a paz e a segurança: apoiar-vos-emos. E a todos aqueles que se interrogavam sobre se o farol da América ainda brilha com a mesma intensidade: esta noite provámos novamente que a verdadeira força da nossa nação não provém do poder das nossas armas ou da escala da nossa riqueza, mas da força duradoura dos nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e uma esperança inabalável.É este o verdadeiro génio da América: que a América pode mudar. A nossa união pode ser aperfeiçoada. O que já alcançámos dá-nos esperança para aquilo que podemos e devemos alcançar amanhã.Esta eleição contou com muitas estreias e histórias de que se irá falar durante várias gerações. Mas aquela em que estou a pensar esta noite é sobre uma mulher que depositou o seu voto em Atlanta. Ela é muito parecida com os milhões de pessoas que aguardaram a sua vez para fazer ouvir a sua voz nestas eleições à excepção de uma coisa: Ann Nixon Cooper tem 106 anos.Ela nasceu apenas uma geração depois da escravatura, numa época em que não havia automóveis nas estradas nem aviões no céu; em que uma pessoa como ela não podia votar por duas razões – porque era mulher e por causa da cor da sua pele.E esta noite penso em tudo o que ela viu ao longo do seu século de vida na América – a angústia e a esperança; a luta e o progresso; as alturas em que nos foi dito que não podíamos e as pessoas que não desistiram do credo americano: Sim, podemos.Numa época em que as vozes das mulheres eram silenciadas e as suas esperanças destruídas, ela viveu o suficiente para se erguer, falar e votar. Sim, podemos.Quando havia desespero e depressão em todo o país, ela viu uma nação vencer o seu próprio medo com um New Deal, novos empregos, e um novo sentimento de um objectivo em comum. Sim, podemos.Quando as bombas caíam no nosso porto e a tirania ameaçava o mundo, ela esteve ali para testemunhar uma geração que alcançou a grandeza e salvou uma democracia. Sim, podemos.Ela viu os autocarros em Montgomery, as mangueiras em Birmingham, uma ponte em Selma, e um pregador de Atlanta que dizia às pessoas que elas conseguiriam triunfar. Sim, podemos.Um homem pisou a Lua, um muro caiu em Berlim, um mundo ficou ligado pela nossa ciência e imaginação.E este ano, nestas eleições, ela tocou com o seu dedo num ecrã e votou, porque ao fim de 106 anos na América, tendo atravessado as horas mais felizes e as horas mais sombrias, ela sabe como a América pode mudar.Sim, podemos.América, percorremos um longo caminho. Vimos tanto. Mas ainda há muito mais para fazer. Por isso, esta noite, perguntemos a nós próprios – se os nossos filhos viverem até ao próximo século, se as minhas filhas tiverem a sorte de viver tantos anos como Ann Nixon Cooper, que mudança é que verão? Que progressos teremos nós feito?Esta é a nossa oportunidade de responder a essa chamada. Este é o nosso momento.Este é o nosso tempo para pôr o nosso povo de novo a trabalhar e abrir portas de oportunidade para as nossas crianças; para restaurar a prosperidade e promover a causa da paz; para recuperar o sonho americano e reafirmar aquela verdade fundamental de que somos um só feito de muitos e que, enquanto respirarmos, temos esperança. E quando nos confrontarmos com cinismo e dúvidas e com aqueles que nos dizem que não podemos, responderemos com o credo intemporal que condensa o espírito de um povo: Sim, podemos.Muito obrigado. Deus vos abençoe. E Deus abençoe os Estados Unidos da América

O HOMEM CERTO NO MOMENTO CERTO

O HOMEM CERTO NO MOMENTO CERTO

PARABÉNS PRESIDENTE BARACK BAMA

PARA OS QUE DUVIDARAM, HOJE É UMA CERTEZA

EM OBAMA PODEMOS ACREDITAR - VOTE NA MUDANÇA

obama e michele já votaram - não se pode perder 1 voto


AVÓ DE OBAMA VOTOU ANTES DE MORRER. PAZ À SUA ALMA. CUMPRIU O ÚLTIMO DEVER

Obama entre os avós maternos, Stanley e Madelyn Dunham A avó de Barack Obama, Madelyn Dunham, morreu esta madrugada, no Havai.Antes de sucumbir, durante o sono, a um cancro, a senhora votou pela internet, antes ainda da abertura das mesas eleitorais. O voto vai contar. Kevin Cronin, que chefia as eleições no Havai, já garantiu que o voto de Madelyn Dunham vai ser contabilizado. A avó de Obama, acamada, votou por correspondência, informaram as autoridades. E, esse voto, singular e único, será contabilizado como todos os outros votos feitos por correspondência, dado que Madelyn Dunham está viva à altura em que o voto foi confirmado. Amanhã, cerca de seis horas após o fecho das urnas em território continental americano, quando fecharem as mesas de voto no Havai, o voto de Madelyn Dunham simbolizará mais do que apenas um voto em Obama.

OS PRIMEIROS RESULTADOS DEFINITIVOS - VOTE OBAMA

Obama assegura duas vitóriasO candidato democrata à presidência dos Estados Unidos da América, Barack Obama, assegurou vitórias nas duas primeiras mesas de voto que já encerraram em Dixville Notch e Hart's Location, duas pequenas localidades do estado de New Hampshire, na costa Leste.
Estas duas localidades mantêm desde 1948 a tradição de serem as primeiras a votar. Em Dixville Notch, Obama venceu o seu rival republicano, John McCain, por 15 votos contra seis, enquanto em Hart's Location o senador democrata conseguiu 17 votos contra 10 de McCain.
Nas eleições presidenciais de 2000 e 2004, George W. Bush venceu as votações realizadas nestas duas localidades, sendo que em Dixville Notch é a primeira vez desde 1968 que ali ganha um candidato democrata.

UM BOM SINAL.NÃO SE PODE PARAR

UM BOM SINAL.NÃO SE PODE PARAR
que deus te guarde até ao fim barack obama

PROJECÇÕES E SONDAGENS DO PROF. CARLOS SANTOS DA UN. CATÓLICA DO PORTO

PROJECÇÕES E SONDAGENS DO PROF. CARLOS SANTOS DA UN. CATÓLICA DO PORTO
os estados e as tendências com Obama a vencedor

MAIS DE 170 JORNAIS DÃO APOIO A OBAMA

Liderança de Bush foi “falhada”
“The New York Times” apoia Obama e diz que a escolha é fácil

24.10.2008 - 10h12 PÚBLICO
O diário norte-americano “The New York Times” apoia o candidato democrata, Barack Obama, para Presidente dos Estados Unidos, num editorial publicado ontem “on-line” e hoje na edição impressa.O jornal considera em editorial que, apesar de os tempos serem difíceis para o país, “a escolha de um novo Presidente é fácil”, porque, ao fim de dois anos de “uma campanha extenuante e feia, o senador Barack Obama do Illinois provou que é a escolha certa para ser o 44º Presidente dos Estados Unidos”.E diz também que o próximo Presidente vai receber um país “à deriva” depois de oito anos de “liderança falhada do Presidente Bush”, que deixa ao seu sucessor uma herança de duas guerras, “uma imagem global manchada e um Governo sistematicamente destituído da sua capacidade para ajudar os cidadãos”.Para o jornal, referência da imprensa americana com projecção mundial, Obama mostrou “uma cabeça fria e discernimento sólido”, e acredita que “ele tem a capacidade de forjar um consenso político alargado que é essencial para encontrar as soluções para os problemas do país”.Quando a McCain, “The New York Times” diz que “retirou-se cada vez mais para as franjas da política americana, conduzindo uma campanha com base na divisão partidária, guerra de classes e até sugestões de racismo”, defendendo políticas e uma visão do mundo ancoradas no passado, oferecendo também “mais da ideologia republicana de cada um por si”.É também duramente criticada a escolha por McCain de Sarah Palin (actual governadora do Alasca) para sua vice-presidente.

OBAMA E MICHELLE A CAMINHO DA CASA BRANCA- VOTE

OBAMA E MICHELLE A CAMINHO DA CASA BRANCA- VOTE

BILL CLINTON EM ORLANDO-LUTAR ATÉ AO FIM. VAMOS GANHAR

BARACK OBAMA A CAMINHO DA CASA BRANCA

BARACK OBAMA A CAMINHO DA CASA BRANCA
UM IVRO ESPECTACULAR

MCCAINE JOGA BAIXO E ACUSA OBAMA DE EXTREMA-ESQUERDA- É O DESESPERO

OBAMA - NÃO SE PODE DESCANSAR. ATÉ DIA 4 SEMPRE EM LUTA. ELES, OS REPUBLICANOS, VÃO USAR TUDO.

PELA PAZ, PELO PROGRESSO E PELA DEMOCRACIA, VOTE OBAMA. PARA QUE A HISTORIA NÃO SE REPITA

AS CARETAS DE MCCAINN-"O VELHO, O RAPAZ E... FALTA BUSH

AS CARETAS DE MCCAINN-"O VELHO, O RAPAZ E... FALTA BUSH
FIM DO DEBATE

ELEIÇÕES NOS EUA-VOTE

domingo, 16 de dezembro de 2007

ASSIS FALA DE TUDO E DA CANDIDATURA DE PEDRO BAPTISTA

Entrevista Francisco Assis, Vereador do PS na Câmara do Porto
"Interesses da região estão muito acima da fidelidade ao partido"Carla Soares(JN)
Francisco Assis esclareceu que não seria recandidato à Câmara portuense e logo abriu a corrida dos nomes. Para trás, estão críticas da Concelhia à sua actuação enquanto principal vereador da Oposição. Mas aquele que foi o cabeça de lista do PS desvaloriza e coloca a tónica nos atrasos e na resistência do partido em discutir uma coligação, que, já nas últimas autárquicas, defendeu sem êxito.Com saída marcada da Câmara do Porto para 2009, queixa-se da não preparação de uma coligação de Esquerda e nega que a falta de sintonia política com as estruturas concelhia e distrital tenham a ver com a sua não recandidatura. Nuno Cardoso para o Porto seria "uma possibilidade". E não poupa elogios a Teixeira dos Santos. Quanto a Narciso Miranda, está na altura do PS o valorizar.
JN Por que não se recandidata à Câmara do Porto?Francisco Assis Por uma razão muito simples, que já comuniquei ao presidente da Federação Distrital. Há mais de dois anos, já nas anteriores eleições autárquicas mas sobretudo depois delas, tenho vindo a defender a necessidade de, no Porto, se constituir, em alternativa à coligação de Direita que governa o município, uma aliança de Esquerda, que envolvesse o PS, o PCP e o BE em torno de um projecto comum para a cidade. Isso permitiria ao eleitorado fazer uma opção clara entre um projecto de continuidade em torno de uma solução conversadora de Direita e um projecto alternativo, de Esquerda plural. Ora, o que tenho vindo a verificar é que não há, aparentemente, vontade de seguir por este caminho. Há aqui um factor que considero fundamental que é o tempo. Isto devia ser mais do que uma mera soma aritmética de votos, com um projecto devidamente debatido e uma elaboração participada para que pudéssemos, de facto, ter uma solução coerente, sólida e mobilizadora. Este factor tempo tem vindo a escoar-se. Estamos a menos de dois anos das autárquicas. Nesse sentido, até para facilitar todo o processo de escolha dos candidatos, de mobilização do partido e elaboração de um projecto, entendi que era esta a altura própria para dizer claramente qual a minha posição. Isto não significa um afastamento em relação ao PS. Continuarei como vereador até ao final do mandato.
Em Janeiro, admitiu não estar “indisponível” para uma recandidatura, ressalvando que uma vitória dependia de a Esquerda se unir. O que mudou desde então?Passaram muitos meses. Um ano praticamente. E estamos exactamente no mesmo ponto.
Ficou isolado?Não tenho a certeza de que o partido não seja maioritariamente a favor da coligação, se chamado a pronunciar-se.
Mas Renato Sampaio e Soares Gaspar, líderes da Distrital e da Concelhia, dizem não fechar a porta a uma coligação. O primeiro ressalva que é um assunto a discutir aquando do próximo congresso.Sim. Tenho de admitir que eles ainda coloquem essa questão como uma possibilidade. Mas as coisas começam a retardar-se excessivamente. Estamos a muito pouco tempo do momento em que terão de ser feitas escolhas concretas. E, nesta altura, vejo como muito difícil a hipótese de uma coligação. Contudo, se for essa a opção do partido, muito bem. Também nunca fiz depender a existência dessa coligação de eu ser ou não candidato. O que para mim era evidente é que uma candidatura minha, para ter coerência, só podia surgir se essas condições estivessem preenchidas. Não estão e dificilmente ficarão.
Mesmo admitindo esse cenário, não espera para ver?Da minha parte não, porque há aqui um tempo que considero fundamental para consolidar essa coligação. Se essa for a opção do partido, respeitarei, mas será com outra pessoa, não comigo como candidato. Estarei, no entanto, disponível para participar, colaborando nos próximos actos eleitorais.
Ainda vão haver eleições internas, as lideranças podem mudar.Sim. Mas há uma continuidade e coisas que se têm de programar a longo prazo. O congresso distrital será já numa fase muito tardia. Estaremos a ano e meio das autárquicas. E há dinâmicas nacionais que, neste momento, não são favoráveis à concretização de uma coligação no Porto. Seria um pouco a contra-ciclo.
Não há condições a nível nacional?A actual dinâmica nacional, de conflitualidade entre os partidos à nossa Esquerda e o PS, não facilita uma coligação. Teríamos de ter construído condições excepcionais no Porto.
Falou com José Sócrates sobre a não recandidatura e a coligação?Não, nunca falamos sobre isso. É um assunto que hoje deve ser fundamentalmente tratado a nível distrital e concelhio.
Não concorda com o argumento de Renato Sampaio de que, primeiro, é preciso que PCP e BE se pronunciem?O PS tem sempre a incumbência de liderar estes processos. É o maior partido, o que confere responsabilidades especiais.
A falta de apoio político impede-o de ser candidato? A Concelhia, por exemplo, criticou publicamente a falta de uma oposição eficaz por parte dos vereadores do PS.Não. Desvalorizei isso. Faz parte da vida política e temos de saber conviver com essas situações.
Sentiu apoio político para uma recandidatura?Tal questão nunca se colocou. Por isso, nunca senti ou deixei de sentir esse apoio. Quem quer ser candidato bate-se e tem de construir as condições para esse apoio político. Não posso cometer a injustiça de dizer que o teria ou não.
E há condições a partir do momento em que a Concelhia, que é quem indica o candidato, critica a oposição que tem feito na Câmara?Não faço considerações públicas sobre isso. Em termos de linha de orientação de fundo não tenho razões para afirmar uma coisa ou o seu contrário.
Também em Janeiro, disse que o PS ia passar a ter uma actuação “mais dura e visível” na Câmara. Que no primeiro ano de mandato é natural que se respeite um certo estado de graça do vencedor. Não concretizou essa promessa…Há um primeiro ano de mandato em que temos de dar tempo a que uma maioria novamente legitimada crie as condições de concretização dos seus compromissos eleitorais. A partir daí, o grau de exigência aumenta. E foi isso que aconteceu. Veja o caso do Rivoli. Avançámos com uma providência cautelar e deram-nos razão. Assumimos aí um combate claro. Também agora com o orçamento municipal, deixámos claras as grandes linhas de divergência.
Considera suficiente a oposição que é feita?Fazemos uma oposição selectiva, em que separamos as coisas. Admito que isto não seja do agrado de toda a gente. Cada um tem o seu estilo. Eu tenho um estilo muito institucionalista de fazer oposição. Ela deve fazer-se fundamentalmente nos órgãos próprios. E, estando nós na Câmara, fazemo-la muito a partir das reuniões. Em segundo lugar, fazemos uma oposição exigente. O facto de estarmos nesse papel, não nos desresponsabiliza quanto à obrigação de fazer propostas sérias. Sempre que critico a actual maioria, procuro pensar o que faria se estivesse no seu lugar. Faria diferente? Há casos em que faria igual. Por exemplo, nunca ninguém me ouviu dizer que Rui Rio está a fazer uma política errada em termos de gestão financeira. Penso que está a fazer a política correcta. Assim como a nível da gestão dos recursos humanos no essencial. Há um aspecto que me repugna que é a forma populista como às vezes ataca os funcionários na praça pública. Porém, a forma como reorganizou a Câmara e o grau de exigência em relação aos funcionários parecem-me correctos. Agora, há áreas em que temos divergências profundas. Rui Rio faz bem aquele papel, mas depois faz muito mal o outro, que é o do perceber a Câmara como um agente fundamental do desenvolvimento, da afirmação e da projecção da cidade. Isso é ele totalmente incapaz de fazer. E é em torno disso que temos de construir uma alternativa.
O PS conseguiria construir essa alternativa com o PCP e o BE?Estou convencido de que sim. Hoje, conheço bem Rui Sá. É um homem com muito bom senso e uma visão para a cidade que não é substancialmente diferente da nossa. Conheço bem algumas pessoas do BE, a começar por João Teixeira Lopes e tenho a mesma opinião. Nas nossas divergências, que são algumas certamente, mas sobretudo nas nossas convergências, que são muitas, seríamos capazes de construir um projecto de cidade que perspectivasse três questões fundamentais. Em primeiro lugar, o Porto tem que voltar a ser um grande centro económico da região. Para isso, é necessário sensibilizar o poder central e estabelecer articulações com o tecido universitário e empresarial. Em segundo lugar, tem que ter outra capacidade de captação de investimentos e se qualificar. E, em terceiro, tem que superar a enorme crise social. A cidade está cada vez mais polarizada, entre gente que vive muito bem e gente que vive mal. O Porto está mais pobre e tem menos importância do que há seis anos atrás. Não é fácil contrariar tudo isto porque está inserido num ciclo de perda de importância de toda a região. E são necessárias políticas especiais. É por isso que o Governo tem de olhar de outra maneira para o Porto. E o presidente da Câmara tem de se bater para que o faça. Só se contraria a tendência declinante da região com investimentos extraordinários.
Referiu que prefere uma oposição institucional. Mas aprovou a passagem da periodicidade das reuniões para quinzenais. Isso não diminui a capacidade de intervenção?Em 90% das câmaras, as reuniões são quinzenais. Por que razão devem ser semanais no Porto. Há um ganho de eficiência. A ideia de que uma oposição mais barulhenta e mais constante é melhor é falsa.
E a assembleia extraordinária pedida por causa do Rivoli? Os socialistas não apresentaram propostas…Houve um erro crasso de início que assumo e aceitei em nome da pacificação do partido: fui responsável pela elaboração da lista para a Câmara mas não pela feitura da lista para a Assembleia, à excepção do líder, Pedro Bacelar Vasconcelos. O que tem vindo a verificar-se é uma dificuldade de articulação. Os aspectos e as preocupações a que os vereadores são sensíveis não são os mesmos a que os membros da Assembleia Municipal são sensíveis. E as soluções preconizadas não são sempre as mesmas.
Divergências com Renato Sampaio e com o Governo em dossiês fundamentais têm a ver com a sua não recandidatura. Retiram-lhe condições políticas?Não acho.
Temos o caso do metro do Porto, em que considerou errado o Governo querer ser o maior accionista; criticou o modelo proposto para a Área Metropolitana e, nas mudanças na RTP, condenou a satisfação do líder distrital após uma reunião com a administração…Há uma questão que, para mim, foi sempre essencial. Entre outras coisas, fui candidato do PS à Câmara e sou vereador. A defesa daquilo que, na minha perspectiva, são os interesses do Porto e da região estão muito acima da fidelidade ao partido. Sou leal para com o PS e o Governo, e concordo com as suas linhas de orientação no essencial, mas tal não significa que não tenha divergências em decisões concretas que afectaram negativamente a cidade e a região.
Partilha das críticas feitas a Renato Sampaio, de que não defende os interesses da região?Tenho consciência de que ser líder do PS/Porto, num momento em que o partido governa o país e que não é particularmente brilhante para a região, é uma situação muito ingrata. A mim não me inibe mas cada um tem o seu estilo. Hoje, enquanto autarca e eurodeputado, sinto-me bastante mais livre do que quando era presidente da Distrital.
Admite integrar alguma lista nas próximas autárquicas?Não. Para mim, é uma questão totalmente decidida. Se algum dia voltasse a ponderar uma candidatura seria evidentemente à Câmara do Porto, nunca seria a outra. Porém, estou disposto a colaborar activamente com o partido e não quero estabelecer qualquer confronto com a Concelhia.
Até às autárquicas, serão eleitas novas estruturas. Consta que tem estado em contacto com Narciso Miranda no sentido de uma alternativa à Distrital.Não tenho conversado com ninguém nesse sentido.
Consta também que socialistas próximos de si, como José Luís Carneiro e Manuel Pizarro, foram sondados…Mas não foram consultados por mim. Nem incentivei, nem incentivo qualquer candidatura à Distrital. Tomarei uma posição na altura em que se discutir essa questão e em que surjam as várias candidaturas.
O que pensa da candidatura de Pedro Baptista?É um homem com qualidades, indiscutivelmente. É inteligente, culto e, independentemente do resultado, pode contribuir fortemente para que haja um debate sério no interior do PS.
Admite apoiá-lo?Não tenho, neste momento, qualquer posição.
Não vai integrar uma lista à Distrital?Também não digo que não vá. Candidato não serei.
Já é altura de o PS ponderar novamente uma candidatura autárquica de Narciso Miranda?Em Matosinhos, há uma câmara socialista cujo presidente está a fazer um trabalho sério e digno. Agora, é evidente que Narciso Miranda deve ser valorizado pelo PS. Sobre ser candidato ou não, isso depende da vontade dele. Ele foi, durante muitos anos, uma referência do partido. Representa um certo PS e é evidente que o partido tem não só o dever como também interesse em valorizar uma personalidade como ele. Ainda representa algo de importante para o PS, é um activo. Mas também devo dizer-lhe que tenho a noção de que a actual distrital está aberta a essa valorização.
E para o Porto? Como vê um eventual regresso de Nuno Cardoso?Vejo como uma possibilidade, como as demais. Li vários nomes. Todos são respeitáveis. Mas não estou disponível para colaborar no processo de selecção do candidato.
E o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, seria uma boa opção?Teixeira dos Santos é um extraordinário ministro das Finanças. É hoje uma das grandes referências do nosso Governo. Foi, sem sombra de dúvida, a personalidade política que mais se afirmou nos últimos tempos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carlos,
Boa tarde aos Amigos do Vimaraperes

Isto é um lençol.
Vou ler e ver se tem "manchas".

Até mais logo.
Saudações
Olhar atento*militante

Anónimo disse...

DESCULPEM TODOS, TEM QUE SER EXTENSO O MEU LENÇOL

Caros Amigos,

O QUE MUDOU EM FRANCISCO ASSIS DESDE QUE FOI CANDIDATO Á DISTRITAL E DESISTIU PARA OCUPAR O LUGAR DE LIDER PARLAMENTAR?
MUITO, DESDE LOGO A FALTA SE SOLIDARIEDADE QUE NA ALTURA TEVE PARA COM CAMARADAS, QUE SE COLOCARAM AO LADO DELE NA LUTA PELA DISTRITAL QUANDO ELE FOI CANDIDATO CONTRA NARCISO MIRANDA.
NA ALTURA CRITICAVA NARCISO MIRANDA, DIZIA DELE O QUE TODOS SABEMOS E OUVIMOS E NO FINAL, ABANDONA O BARCO, ACEITA SABE-SE LÁ PORQUÊ E APARECE COMO LIDER PARLAMENTAR. FALTA DE COERENCIA DELE NÃO IR ATÉ AO FIM.
DEIXANDO TODOS QUANTOS SE DISPUNHAM A MUDAR AS REGRAS DE FUNCIONAMENTO E ACÇÃO POLITICA DA DISTRITAL (ERA A PROPOSTA DELE) QUE ESTAVA NAS MÃOS DE NARCISO MIRANDA.
CERTAMENTE MUITOS DOS CAMARADAS QUE O APOIARAM, NÃO SE ESQUEÇEM, ALGUNS DEPUTADOS, FICARAM EM RISCO DE NÃO APARECER NAS LISTAS.
COMO, LIDER PARLAMENTAR, TOMASTE MUITAS ATITUDES CONTRA O PCP, IMFLAMADO MESMO, E VENS AGORA DIZER QUE SERIA BOM UMA COLIGAÇÃO Á ESQUERDA NO PORTO.
MUDASTI….MUDASTI…
O POVO DO NORTE É TENDENCIALMENTE DE ESQUERDA E SEMPRE QUIS UMA POLITICA DE ESQUERDA.
ALGUÉM QUE OS DEFENDA NESTES IDEAIS E TENS NOVAMENTE O PS A GANHAR A CAMARA.É ISSO QUE QUEREMOS.
MAS RETOMANDO, DEPOIS DO DESASTRE DA PASSAGEM POR LISBOA, (EMBORA TUDO ARMADILHADO, QUANTO AO PODER E IMPORTÂNCIA DO PS PORTO…) CASOS DE FERNANDO GOMES, NARCISO, TU E OUTROS….
NA ALTURA AINDA COM NARCISO A APOSTA FOI EM FERNANDO GOMES, APESAR DE NUNO CARDOSO TER UM GRANDE APOIO, COMO DEMONSTRARAM SONDAGENS Á ALTURA.
NÃO DIGO QUE NÃO FOSSE UM BOM CANDIDATO…FERNANDO GOMES É CERTAMENTE SEMPRE UM BOM CANDIDATO…MAS COMETEU O ERRO DE APARECER COM UMA EQUIPA QUE REMODELOU DA SUA ULTIMA PRESIDENCIA, NOMEADAMENTE A FALTA DE PESSOAS COMO MARIA JOSÉ AZEVEDO, MANUELA VIEIRA E MANUELA DE MELO.
TRÊS ÁREAS FUNDAMENTAIS DA SUA PRESISENCIA.
A DOS BAIRROS SOCIAIS, AS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS E RECREATIVAS E A CULTURA.
VÊ LÁ COMO SE PERDE UMA CAMARA.

FINALMENTE REGRESSAS AO PORTO, VOLTAM A DAR-TE UMA CHANCE DE GANHARES A FEDERAÇÃO… EIS FRANCISCO ASSIS A PRESIDENTE.
O QUE FIZESTE PARA INVERTER O RUMO? O QUE MUDOU NA FEDERAÇÃO?
PORQUE NÃO APOSTASTE EM NUNO CARDOSO QUE NOVAMENTE APARECIA COM SONDAGENS FAVORÁVEIS, NÃO INTERNAS, MAS OUTRAS O DAVAM COMO POTENCIAL GANHADOR?
DIRÁS, NUNO CARDOSO NÃO QUERERIA…DUVIDO DISSO.
PROVÁVELMENTE PORQUE FOI MAL TRATADO, COM O PS A ASSOBIAR PARA O LADO.
DEPOIS APARECES TU, LUGAR A CANDIDATO E SIMULTANEAMENTE, NO PARLAMENTO EUROPEU. PORQUE NÃO FIZESTE NESSA ALTURA UMA COLIGAÇÃO COM A ESQUERDA?
NÃO ACHAS QUE ELA ESTAVA PREPARADA PARA ISSO?
TIVESTE MAIS QUE SINAIS PARA O EFEITO.
NÃO… FOSTE CONVENCIDO, LISBOA NÃO ACEITOU.
SE ERA DISSO QUE ESTAVAS CONVENCIDO, ASSUMIAS UMA POSIÇÃO DE FORÇA.
OU LISBOA MANDA EM TUDO.
ENTÃO E AGORA, TAMBÉM NÃO?
OS TEUS ARGUMENTOS NÃO CHEGARAM E TINHAS A QUESTÃO DO PARLAMENTO EUROPEU…NÃO É?
EM POLITICA HÁ ERROS QUE NEM COM “GEITINHO” SE CONSEGUE MAIS TARDE REMEDIAR.
ABRISTE BRECHAS, PARA ESSA ESQUERDA SE IMPOR NO PORTO, ESTANDO AGORA O PS NAS HORAS DA AMARGURA COMO OPOSIÇÃO.
ENTRETANTO A FEDERAÇÃO QUE JÁ PASSAVA PELO MAIS RIDICULO PERIODO DO PS NO PORTO E MAIS GRAVE EM TODO O DISTRITO, COM UNS QUANTOS A QUERER IMPOR A SUA INFLLUENCIA PESSOAL, EM PREJUIZO DO PARTIDO, COMO UM TODO, E PARA NÃO IR MAIS LONGE, CITO-TE A MAIA, VALONGO E GAIA, SEM QUE A FDP TIVESSE “ORGÃOS” PARA SE IMPOR…. LONGE DA VISTA OS ACORDOS DE RESTANRANTE…
UM SALVE-SE QUEM PODER.
TRANSPARÊNCIA COMO DIZ O CARLOS…
E TEMOS O RIDICULO DA PRESIDENCIA DO RENATO SAMPAIO EM CURSO.
FICO-ME POR AQUI. TODOS TEMOS QUE PONDERAR.
VAMOS Á TUA ENTREVISTA.
NUNO CARDOSO A CANDIDATO…É UMA POSSIBILIDADE, DIZES…COMO TU TE ENGANAS…NUNO CARDOSO NUNCA DEIXOU DE SER UM PREFERIDO PELO POVO DO PORTO…É ABRANGENTE, NA CLASSE BAIXA, MÉDIA E ALTA. (E CUSTA-ME CLASSIFICAR DESTA MANEIRA O POVO…) JÁ O ERA QUANDO FOSTE TU CANDIDATO….
ESTÁ NA ALTURA DE VALORIZAR NARCISO MIRANDA…MUDASTI…AINDA BEM.
PODE SER QUE GANHES UM LUGAR NO CÉU. O INFERNO JÁ ESTÁ CHEIO DELES.
TEIXEIRA DOS SANTOS…TODOS SABEMOS QUE É UM HOMEM DO NORTE…TODOS SABEMOS QUE É O PILAR FUNDAMENTAL DESTE GOVERNO…
MAS NÃO TEM PERFIL PARA UM PRESIDENTE DE CAMARA…É PRECISO MAIS.
SERIA MESMO UM ERRO, POIS O POVO OLHA O MINISTRO DAS FINAÇAS, DE QUALQUER GOVERNO, SEMPRE COMO O MAU DA FITA…EMBORA MUITO RIGOROSO E HONESTO QUE É.
ALIÁS, TEIXEIRA DOS SANTOS, A SAIR DESTE GOVERNO, NESTE MOMENTO ERA O DESASTRE NACIONAL, PARA O PS E PARA O 1º MINISTRO. OU NÃO ACHAS? OU É UM DOS REMODELÁVEIS?
PROJECTO DE ESQUERDA PLURAL PARA A CIDADE….NÃO DÊS MAIS PALPITES…SE QUERES CONTINUAR A DEFENDER ESSA SOLUÇÃO….EMPENHA-TE NA MUDANÇA DA FDP…É BLUFF O QUE SAMPAIO DIZ….QUE TAMBÉM ESTARÁ DE ACORDO DEPOIS DO CONGRESSO.
NÃO É ELE QUEM MANDA É A FAMILIA…E LISBOA…AINDA NÃO TE APERCEBESTE DISSO?
E ESTÁS A TEMPO SE QUERES DAR UMA AJUDA… AINDA PODES?
NÃO ESPERES PELO CONGRESSO.
AI SIM, JÁ É TARDE.
E DEPOIS JÁ TENS UMA POSIÇÃO DO PRÓPRIO RENATO SAMPAIO, QUE ACEITA A TUA TOMADA DE POSIÇÃO ….
ELE DIZ QUE RESPEITA A TUA OPÇÃO, QUE MAIS NÃO É DIZER…
VAI E DEPRESSA…
VÊS COMO CONCORDAS QUE A CONJUNTURA NACIONAL NÃO É FAVORÁVEL A COLIGAÇÕES!!! …
E VAI RENATO SAMPAIO DENTRO DA MESMA FAZER O MILAGRE DAS ROSAS?

A CONJUNTURA PODE MUDAR COM ESTAS ELEIÇÕES PARA A DISTRITAL…
Digo eu…SEM SAMPAIO NA FDP E GASPAR SOARES A MUDAR DE ATITUDES, QUE SÓ OS MILITANTES DA CONCELHIA LHE PODEM IMPOR…MAS…
TEMOS A QUESTÃO FAMILIAR.

PERGUNTA A CARLA…OPOSIÇÃO MAIS DURA E VISIVEL A PARTIR DE JANEIRO QUE PROMETESTE E FALHASTE…
FOCAS A OPOSIÇÃO INTERNA NAS REUNIÕES DE CAMARA…NÃO OUVIMOS NADA DE SUBSTANCIAL PUBLICAMENTE, ALIÁS, NADA DIZES…CITAS O RIVOLI….PUDERA…COM TANTO MEDIATISMO…E DEPOIS ESSA QUESTÃO DA PROVIDÊNCIA CAUTELAR, É UM ASSUNTO PARA OS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS…HAVIA MAIS QUE RAZÕES…
SE NÃO FOSSES TU A FAZÊ-LO, ERA A SOCIEDADE CIVIL…
COMO ALIÁS, OUVISTE DOS BARRICADOS
POLITICA POR ANTECIPAÇÃO?
JÁ VI ESSE FILME.
MAS, E MAIS….MAIS…PARA ALÉM DA REESTRUTURAÇÃO DA CAMARA QUE JÁ VINHA SENDO FEITA POR FERNADO GOMES E NUNO CARDOSO…MAIS…DIZ LÁ… ONDE ESTÁ O PLANO ORIENTAL DA CIDADE…ONDE FICA A FUNDAÇÃO DA ZONA HISTÓRICA…ONDE ESTÁ A TUA POSIÇÃO SOBRE O PORTO FELIZ… (JÁ FOI OUTRA CARTA…DE OUTROS NOTÁVEIS…) E O BOLHÃO…E OS BAIRROS DEGRADADOS…O APOIO A ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS E DE CARIZ SOCIAL…A REVITALIZAÇÃO DA BAIXA…JÁ FOSTE AO PARQUE DE S. ROQUE? JÁ PASSATE POR ALDOAR E OUTROS BAIRROS?
JÁ FOSTE AO PARQUE DA CIDADE PARA O LADO DA CIRCUNVALAÇÃO?
E O PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL….
VI-TE A COMEMORAR? E O PS?
E A PERDA EM QUASE TODOS OS CENTROS DE DECISÃO A NORTE?
QUERES MAIS?
OH CARLOS MANDA AI O RESTO DA TUA LISTA…

AH, ESPEREM…CONVERGENCIAS COM OS PARTIDOS DE ESQUERDA…INSISTES…
O PORTO TEM QUE VOLTAR A SER UM GRANDE CENTRO ECONOMICO DA REGIÃO…
SENSIBILIZAR O PODER CENTRAL…E ESTABELECER ARTICULAÇÕES COM UNIVERSIDADES E EMPRESÁRIOS….
BOM ASSIS, ESTA É BOA DEMAIS PARA UM POLITICO.
EU NEM ACREDITO QUE TENHA PASSADO UMA FALTA DE ANÁLISE DESTAS AOS NOSSOS ILUSTRES PENSADORES DA REGIÃO.
TENS LIDO OS JORNAIS? NÃO HÁ DIA QUE NÃO SE FALE NISTO, SABIAS?
PERDE UM POUCO DE TEMPO E CONSULTA ALGUNS BLOGS SOBRE A REGIONALIZAÇÃO
FALA E DIZ QUE É URGENTE A REGIONALIZAÇÃO… ACABAR COM O CENTRALISMO DE LISBOA.
E QUERES UMA COLIGAÇÃO Á ESQUERDA?
OLHA QUE ELES DEFENDEM A REGIONALIZAÇÃO JÁ E COM FORÇA!!O PS NACIONAL NÃO, LÁ PARA 2013, E A SANTA NEM FALA..
O QREN TEM QUE SER LEVADO ATÉ AO FIM POR LISBOA, OU EXECUTADO PELAS CCDR’S COM CONTROLO ABSOLUTO PELO PODER CENTRAL….POIS É.
E PORQUE NÃO FALAS NO QREN….LIVRA….QUEIMA, NÃO É? …
JÁ AGORA NO PIDDAC…AINDA QUEIMA MAIS, POIS É!!!!
DE QUE VAIS FALAR ENTÃO?
PERGUNTA AO NARCISO… JÁ QUE TEM QUE SER VALORIZADO, E BEM, APESAR DOS ERROS NA SUA ULTIMA PRESIDÊNCIA.
DEPOIS REFERES-TE Á CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS E DE QUALIFICAÇÃO…
JÁ AGORA PERGUNTO SE FIZESTE ALGUMA PROPOSTA NA CAMARA PARA INVERTER ESSA SITUAÇÃO….EM QUE CONDIÇÕES… QUE MEDIDAS, FACE AO QUADRO ACTUAL, NA CIDADE E NAS POLITICAS DO TEU GOVERNO?...
DIZ-ME UMA…..ESTOU DISTRAIDO?
OU ESTÁS A MANDAR RECADOS AO CARLOS LAGE?

DIZES QUE O PORTO ESTÁ MAIS POBRE DO QUE HÁ SEIS ANOS ATRÁS…POIS ESTÁ…É UM FACTO…E A TENDÊNCIA É SER CADA VEZ MAIS DO MESMO SE NÃO HOUVER REGIONALIZAÇÃO E UMA VOZ COM PODER FORTE NO PS PORTO…
QUE SÓ É CARREIRISMO E CHEIO DE “AMENS” A LISBOA, OU AO CHEFE…O QUE QUISERES…
POR ONDE ANDAM OS NOSSOS ILUSTRES DEPUTADOS?
PORQUE NÃO SE REUNEM E DE UMA VEZ POR TODAS E DISCUTEM NA FDP, OU FORA DELA, OS MALES DO PORTO E DA REGIÃO? NÃO SÃO ELES RESPONSÁVEIS, ELEITOS PELO DISTRITO? NÃO FOI NELES QUE ESTE POVO DO NORTE CONFIOU O SEU VOTO?
MAS TAMBÉM NÃO FALO SÓ NO DISTRITO DO PORTO…
É IGUAL POR TODOS OS DISTRITOS…E DE TODOS OS PARTIDOS…INFELIZMENTE.
DESDE QUE TÊM POSSIBILIDADE DE ALUGUER DE CASA EM LISBOA…É UM DESASTRE.
POR ISSO O ORÇAMENTO DA ASSEMBLEIA AUMENTA DE ANO PARA ANO….LIVRA.

REUNIÕES SEMANAIS OU QUINZENAIS NA CAMARA… OLHA, NÃO TE RESPONDO A ISTO.
DIGO-TE, QUE SE ESTIVESSE NO LUGAR DO RUI RIO FARIA O MESMO, PORQUE POUPARIA NO PAGAMENTO DE SENHAS DE PRESENÇA E DEPOIS PORQUE VERIFICOU A INEFICÁCIA DA VOSSA OPOSIÇÃO. E COMO ESTÁS DE ACORDO COM A GESTÃO FINANCEIRA, FICA DADA A RESPOSTA POR TI. NÃO VALE A PENA GASTAR DINHEIRO COM A OPOSIÇÃO.
É RICULA A EXPLICAÇÃO QUE FAZES. A SEGUNDA CAPITAL DO PAIS.
A CAPITAL DO NORTE QUE DEFENDES COM MAIS DINAMISMO + CAPITALIZAÇÕES

NÃO VOU FAZER REFERÊNCIA À ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DO RIVOLI.
MERECERIAS UMA RESPOSTA, MAS VOU CANSAR OS NOSSOS AMIGOS DO VIMARAPERES.
ALGUÉM QUE TE DIGA O QUE JÁ ESCREVI E OUTROS. OU VEM TU VER.

ASSIS, MOSTRA LÁ ONDE ESTÃO ESCRITOS OU REFLETIDOS OS TEUS INTERESSES DO PORTO E DA REGIÃO PARA EU APRENDER ALGUMA COISA!!!.
NÃO TE FIQUES POR GENERALIDADES, COMO UM MENINO, AGORA “ENFANT TERRIBLE”.!!!
O TEU GOVERNO VEM AO PORTO REUNE COM A “NATA FINANCEIRA” DA REGIÃO E DIZ PARA ANDARMOS MAIS DEPRESSA. DÁ LÁ UMA AJUDINHA.
DIZ COMO PODEMOS FAZER….FALA…
QUANTO Á REGIONALIZAÇÃO JÁ SABEMOS…DIZ ISSO DOUTRA MANEIRA…COMO DEVEMOS PROCEDER…RÁPIDO, O TEMPO FOJE…PODE SER QUE NOS SURPREENDAS A TODOS…
AGORA QUE SÓ ÉS AUTARCA E EURODEPUTADO E QUE NÃO TE INIBES…FALA MEU CARO…

PERGUNTA AINDA A CARLA…ADMITE INTEGRAR ALGUMA LISTA AUTARQUICA… PARA TI É UMA QUESTÃO ARRUMADA…SÓ AO PORTO…NENHUMA OUTRA…
ENTÃO A TUA AMARANTE AMADA??? ESTÃO FEIAS AS COISAS POR LÁ?
PONDERA BEM, O ARMINDO TALVEZ NÃO SE CANDIDATE…
NÃO DÁS O TEU APOIO E DISPONIBILIDADE AO PARTIDO?

AINDA…CONSTAM CONVERSAS COM NARCISO…MESMO QUE DESMINTAS, ACREDITO QUE FALES SÉRIO AQUI, O NARCISO FALA COM TODA A GENTE. É PLURALISTA.

ASSIS TOMARÁ UMA POSIÇÃO QUANTO A CANDIDATOS À FEDERAÇÃO…
ESTÁS Á ESPERA DA CONTAGEM DE ESPINGARDAS?
BOA ASSIS. ASSIM É MAIS SEGURO E NÃO TE COMPROMETES.

SOBRE PEDRO BATISTA… DIZES TUDO BEM, ESPECIALMENTE, PORQUE É INTELIGENTE, CULTO….FORA O RESULTADO…PARA QUE HAJA UM DEBATE SÉRIO NO INTERIOR DO PS…
QUANTO A APOIO…NÃO TENS POSIÇÃO…
NEM MESMO PARA DEBATE SÉRIO NO INTERIOR DO PS?
ASSIS, PELO MENOS PARA ISSO….NÃO?

CAMARA DE MATOSINHOS….NARCISO…GUILHERME PINTO….
MEU CARO ASSIS, VAI A MATOSINHOS.
NÃO FALES SÓ COM O PARADA, FALA COM TODOS OS PRESIDENTES DE JUNTA.
NÃO TE DIGO MAIS NADA.

GOSTA DO “CERTO” PS QUE NARCISO REPRESENTA?
JÁ É UM BOM PRINCIPIO…MUDASTI.
MAS OLHA QUE EU NÃO GOSTO DE UM CERTO PS DE QUE O NARCISO SE DEIXOU ENRREDAR....
TEM MUITOS IGNORANTES E OPORTUNISTAS Á VOLTA DELE.
O NARCISO TEM QUE VOLTAR O MESMO, À ESQUERDA, DAR A NOTORIEDADE AO NORTE QUE PRECISAMOS E NÃO CAIR NA TENTAÇÃO SÓ PARA LISTAS DE DEPUTADOS.
EU PENSO QUE ELE JÁ APRENDEU COM OS PROPRIOS ERROS QUE COMETEU.
CASO CONTRÁRIO ADEUS NARCISO…

INTEGRARES OU NÃO, UMA LISTA Á FEDERAÇÃO…NÃO ENJEITAS A HIPOTESE…
LISTA COM O APOIO DE UM “CERTO” PS DO NARCISO?
DE UM PEDRO BATISTA… PARA DEBATER A SÉRIO OS PROBLEMAS DO PS, DO PORTO E DO NORTE, E PORQUE É INTELIGENTE E CULTO?
E SE ESTE FÔR APOIADO PELO “TAL” PS DO NARCISO… É AQUI QUE APARECES?
OU NA DO RENATO SAMPAIO, MAIS DO MESMO?
A NÃO SER QUE HAJA UMA 4ª VIA….VAMOS VER ASSIS, A CARLA JÁ TE MANDOU MAIS DOIS NOMES…NÃO SEI…

PUFF…JÁ CHEGA.
DESCULPEM AMIGOS A EXTENSÃO…MAS A AZIA TINHA QUE PASSAR.
OBRIGADO CARLA POR ESTA OPORTUNIDADE.

Saudações
Olhar atento* militante

Anónimo disse...

Também fui, dos que se envolveram de alma e coração nas duas candidaturas de ASSIS para a FDP. Subscrevo por isso sem reservas e na totalidade o que diz o olhar atento.
Posso acrescentar que realmente tratou muito mal, os que deram o melhor do seu esforço para que, a sua última candidatura saísse como saiu,vencedora. E dos vários injustiçados,realce para as pessoas de Carlos Pinto, Raul Brito e Pedro Batista,que muito contribuíram para a sua eleição. Como já disse,mas volto a repetir; A INGRATIDÃO DEVIA PAGAR IMPOSTO.

Acreditei em Francisco Assis não só por reconhecer a sua inteligência e cultura política mas também pelo seu discurso que era mobilizador. Deixei-me arrastar pelo seu projecto político para o Porto,para o Distrito, para a Região.
DESTACAVA a necessidade; da mudança,da renovação,de recuperar a hegemonia na área metropolitana,de lançar candidaturas com prestígio, de aprofundar a democracia interna e de "ROMPER URGENTEMENTE COM O PS VELHO E FEUDAL"
Depois disto que dizer???...
____________________________
Agora umas "palavrinhas" sobre o Nuno Cardoso, do qual fui seu apoiante desde a primeira hora.
Também o considerei e considero de uma inteligência e cultura política acima da média, mas reitero hoje,o que disse no dia 08.03.2006.
"Lamento a fragilidade como se movimentou no espaço que deveria ser exclusivamente seu, partilhando-o com quem não devia,tendo permitido influências, que muito contribuíram,como se veio a confirmar mais tarde,para o seu afastamento e para o consequente descalabro do PS nas autárquicas.
No entanto,Nuno Cardoso também não está isento de culpas,pois a forma que encontrou(?)na escolha dos candidatos para algumas juntas de freguesia(nomeadamente a minha, Stº Ildefonso)mais pareceu ter saído de um SÍNODO,do que propriamente de um partido político.
Depois disto que dizer???...,dizer que,por isto e por outras coisas mais, o PS PORTO é hoje,uma sombra de si mesmo e tornou-se numa fonte inesgotável de surpresas,como diz e a propósito o OLHAR ATENTO,no seu comentário.
Cordiais saudações.
CS

Anónimo disse...

Nosso CAMARADA COELHO DOS SANTOS:

Sobre as suas palavrinhas ao Nuno Cardoso.

Não venho aqui fazer a defesa deste nosso ILUSTRE CAMARADA, não estou mandatado,nem tenho capacidade para isso.
As suas palavras e a SUA PESSOA na defesa que fez por ele já são suficientes.

No entanto não posso deixar de lhe dizer, o que sabe muito bem, mais do que o meu olho atento, que houve uma pequena fragilidade nesse HOMEM e que foi IGNOBILMENTE EXPLORADA POR ALGUNS, BEM IDENTIFICADOS "camaradas (?)", que deviam mostrar a TAL SOLIDARIEDADE DO NOSSO PS, que o Coelhos dos Santos e outros Coelhos dos Santos LHE CONTINUARAM A DAR DENTRO PS.

Estamos de acordo?

não vamos identificar o caso, e nem vem para o caso...

MAS QUE ESSES "GAJOS" ASSSOBIARAM PARA O LADO...É UM FACTO....ATÉ LISBOA...CERTO?

EU ESTOU INDIGNADO COM ESSES "GAJOS" e não têm OUTRA CLASSIFICAÇÂO...


Saudações especiais de esquerda PARA SI...e TODOS.

Olhar atento*militante de esquerda

Anónimo disse...

Meu caro OLHAR ATENTO

1- Perfeitamente de acordo

2- Dou-lhe inteira razão

3- Pelo que diz,estou a descobrir mais alguma coisa...!

4- Obrigada meu caro Camarada

Saudações
CS