PS PORTO - ENQUANTO BAPTISTA FALA E PROPÕE, OUTROS CULTIVAM A POLÍTICA DO SILÊNCIO TÃO EM MODA. TEREMOS NO PS UMA FERREIRA LEITE II?
Terça-feira, 16 de Setembro de 2008
José Lello afirma que Pedro Baptista regrediu
Este número do Bobo da Corte vale mesmo a pena! E isto não é nada: os telefones pressionantes não param. É caso para dizer que Lisboa já está a arder... E ainda não ganhamos!
E se o nosso rapaz - o que nos estima de nem bom-dia nem boa-tarde - começasse a juntar dinheirinho para pagar ao Manuel Alegre ( o das diatribes) o processo que este lhe moveu pelas miseráveis calúnias que proferiu a propósito da ida aos Açores? Ou se tratasse de esclarecer como é que o Boavista chegou ao que chegou sendo ele Presidente do Conselho Fiscal e até se apresentando como Gestor de Empresas? Ou porque não deixa que a verdade se saiba sendo agora presidente da Assembleia Geral? Ou, já que fala de 1972, quando tivemos a honra de combater o fascismo, nos dissesse o que fazia? Ou como apareceu na política? Não vale a pena bater mais no ceguinho. Toda a gente sabe que o Bobo não passa de um moço de fretes. (!) Se não ainda perguntavamos ao auto-intitulado Sr. Engenheiro em que Faculdade de Engenharia tirou o curso? E mais umas coisas. Para ele saber que, num momento de fraqueza, todos podemos descer ao seu nível... PB
(Público) 16.09.2008, Aníbal Rodrigues
O deputado do PS na Assembleia República José Lello considera que o seu colega de partido Pedro Baptista atravessa uma fase de regressão temporal. "O Pedro Baptista está num processo de regressão ao tempo em que era líder de O Grito do Povo [jornal da Organização Comunista Marxista-Leninista Portuguesa, criado em 1972]", afirmou José Lello, numa reacção à entrevista de Pedro Baptista, ontem, ao PÚBLICO. Assumindo-se como candidato à liderança da distrital do PS-Porto, Pedro Baptista teceu duras críticas a esta estrutura, nomeadamente aquilo que diz ser o "unanimismo" face ao Governo de Sócrates. "Em numerosos momentos da vida do PS parece que estamos na União Nacional", pode ler-se na entrevista. Os deputados do PS eleitos pelo Porto também não são poupados: "Que eu tenha conhecimento, não há nenhum deputado eleito pelo Porto que se tenha portado à altura dos seus eleitores."José Lello lamenta estas críticas. "Tenho alguma estima pessoal pelo Pedro Baptista e lamento vê-lo numa postura tão radical." Na opinião de Lello, Baptista nem sequer tem apoios suficientes dentro do PS para disputar a distrital. "Ele produz mais decibéis do que apoios. Não consegue agregar junto dele um conjunto de apoios suficiente para fazer um combate democrático com o actual líder."O parlamentar acusa Baptista de "só considerar correctos os deputados que fazem diatribes contra o seu partido, enquanto os que defendem o partido são arregimentados". Quanto à acusação de unanimismo, Lello tem uma perspectiva bem diferente. "Nós, dentro do PS, debatemos com clareza e abertura e, para o exterior, damos um sinal de união."Também o deputado Fernando Jesus reagiu às declarações de Baptista, mas apenas à parte em que este questiona quantos militantes estiveram no passado sábado num almoço-comício "por querer e quantos por ter de estar" ao lado do actual líder do PS-Porto e de novo candidato ao cargo, Renato Sampaio. "Está a passar um atestado de debilidade intelectual aos militantes que lá estiveram", assinala Fernando Jesus. O líder da distrital portuense do PS e de novo candidato ao cargo, Renato Sampaio, optou por não comentar a entrevista de Pedro Baptista: "Não li e, mesmo que tivesse lido, também não comentava." Sampaio é um dos principais visados na entrevista de ontem. Baptista acusa o actual presidente do PS-Porto de "não levantar a voz em um único dossier" sobre a região. Em particular, face ao que Baptista diz ser "o desvio de centenas de milhões de euros dos programas temáticos do QREN para Lisboa" ou sobre "a desigualdade de investimentos em Lisboa e no Porto".
REGREDIR A 1972 PARA ATACAR PUBLICAMENTE UM CANDIDATO QUE CONCORRE A PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DO PS, SÓ PORQUE TEVE A CORAGEM DE COMBATER O FASCISMO E LUTAR PELA DEMOCRACIA E PELA LIBERDADE, É BAIXO, É POLÍTICA NEGRA E SUJA.
SE JOSÉ LELLO, UM AMIGO QUE CONSIDERO, OLHAR À SUA VOLTA, O QUE VÊ NESTE PS:
EX-MES; EX-PCP; EX-PSD; EX-MRPP; EX-JSD; EX-UEDS; EX-FEC-ML; EX-AOC; EX-QUALQUER COISA. AS PESSOAS SÃO LIVRES DE EVOLUIR E FAZER O SEU PERCURSO.
PEDRO BAPTISTA FOI ADMITIDO NO PS, É MILITANTE COM OS MESMOS DIREITOS, NÃO MENOS QUE JOSÉ LELLO. MERECE RESPEITO.
A CRÍTICA PARA SER REALISTA E SÉRIA, PODIA RECORDAR QUE A PAR DE UMA LUTA DIFÍCIL E ARRISCADA ANTES DO 25 DE ABRIL, PEDRO BAPTISTA NÃO DESCUROU A SUA FORMAÇÃO E LICENCIOU-SE EM FILOSOFIA, DOUTOROU-SE, É PROFESSOR, ESCRITOR E TEM FORMAÇÃO POLÍTICA CONSISTENTE. PENSA, AGE E PROPÕE MUDANÇAS SÉRIAS. TEM OPINIÃO PRÓPRIA E IDEIAS PARA O PS E PARA A REGIÃO.
FOI DEPUTADO ELEITO PELO PORTO, DIRIGENTE DISTRITAL E É MILITANTE DO PS COM AS QUOTAS EM DIA. e AO CONTRÁRIO DE ALGUMAS CABEÇAS, DITAS COROADAS, APRESENTA-SE A VOTOS.
O VOTO DE JOSÉ LELLO VALE A MESMISSIMA COISA QUE O MILITANTE ANÓNIMO SE AINDA EXISTEM.
DECIDIR QUEM TEM APOIOS OU VOTOS ANTES DA IDA ÀS URNAS, FAZ-ME LEMBRAR OUTRO PARTIDO, EM QUE O LÍDER SE QUER AFIRMAR PELO SILÊNCIO, SEM PROPOSTAS, SEM PROGRAMA E SEM ESTRATÉGIA QUE SE VEJA E QUE MANDA OUTROS FALAR EM SEU NOME.
A DISPUTA DEMOCRÁTICA DEVE SER UM EXEMPLO DENTRO DO PS. AS REGRAS ESTATUTÁRIAS DEVIAM TER SIDO CUMPRIDAS. OS MEIOS DEVIAM SER GARANTIDOS PELO PARTIDO EM IGUALDADE, PARA TODOS OS CANDIDATOS QUE SE APRESENTAM A SUFRÁGIO USUFRUIREM DAS MESMAS OPORTUNIDADES. AS DESPESAS DA CAMPANHA DEVIAM SER PÚBLICAS E RIGOROSAS.
O DEBATE DE IDEIAS DEVIA SER UM PONTO DE HONRA NESTA DISPUTA ELEITORAL.
OS MILITANTES DEVEM DECIDIR EM LIBERDADE E SEM COACÇÃO.
OS TRUQUES E A FANFARRONICE DE ALGUNS, SÓ DESACREDITAM A POLÍTICA E OS PARTIDOS.
FAÇAMOS DESTE ACTO ELEITORAL UM EXEMPLO DE DEMOCRATICIDADE, DE MUDANÇA E DE AFIRMAÇÃO PARA O PARTIDO SOCIALISTA.
TODOS NÃO SEREMOS DEMAIS PARA UMA LUTA QUE SE AVIZINHA E QUE NÃO SERÁ FÁCIL.
UNIDADE NA DIVERSIDADE SÓ ENRIQUECE AS POLÍTICAS E OS POLÍTICOS.
QUEM ASSIM NÃO PENSA, SÓ DEMONSTRA QUE REGREDIU OU CONTINUA NOS IDOS DE OITENTA A PENSAR QUE UM PEQUENO GRUPO DE ELEITOS, COM MENTALIDADE CENTRALISTA, PODE RESOLVER OS PROBLEMAS DO PAÍS.
OS MILITANTES NÃO SÃO COISAS, NEM NUMEROS. EM LIBERDADE E EM CONSCIÊNCIA SABERÃO, COMO JÁ SOUBERAM, O QUE MAIS CONVÉM AO PORTO PARA SAIR DESTA APAGADA E VIL TRISTEZA.
E SE FOR NECESSÁRIO, O "PÉ DESCALÇO," COMO ALGUNS "SENHORES" JOCOSAMENTE OS CLASSIFICAM, SABERÁ COM O SEU VOTO DAR A RESPOSTA AOS EQUÍVOCOS, À INACÇÃO, À FALTA DE DEBATE, AOS OPORTUNISTAS, À MENTIRA, AOS ATAQUES BAIXOS, À CAMPANHA SUJA, QUE ALGUNS AINDA PENSAM QUE SERVE OS REAIS INTERESSES DAS PESSOAS E DO PS.
Carlos Pinto
6 comentários:
O valor está nas ideias e na capacidade de as concretizar. Guerrilhas pessoais e com pouca elevação, por mim, dispenso-as. Que sejam (as ideias) apresentadas, discutidas e submetidas a sufrágio livre, sem coação. No fim da vindima, os cestos serão lavados e guardados para nova vindima.
Assim é que eu gosto de ouvir falar. Com correcção e sem medo.
Ainda há socialistas a sério.
Bem haja.
Lelo ataca Baptista da forma mais ignóbil.
Não estamos ainda no Bloco Central.
Um membro do secretariado nacional devia exprimr-se de outra forma.
Será que tem procuração do Renato Sampaio?
Ou a incerteza do resultado leva a isto?
A política tem de ser diferente para não nos julgarem como ao PSD em que cada um diz mal do outro.
Ou os partidos mudam de rumo ou alguns políticos têm de se reformar.
Nesta sociedade do século XXI tudo vai ser muito diferente.
Que seja PS e os seus mltantes a dar o exemplo.
Acordem camaradas do Porto e região.
O José Lelo vai a votos no PS?
Infelizmente José Lello politicamente está esgotado. Basta assistir aos debates semanais da RTPN para se perceber da sua fragilidade política.
É pena que José Lello, só sirva para isto. Dizer dos outros, o que a ele lhe assenta, tão bem.
É por estas e por outras, que já não dá "gozo", falar do PS/Porto.
É por estas e por outras, que já ninguém fala, porque não dá gozo,do do ninho.
É por estas e por outras,que já ninguém fala, porque não dá gozo, dos cucos.
Mas... se estes, pelo menos entendessem, o que significa:
-NUNCA...EM CAMPO DE BATALHA
-IRMÃOS... SE VOLTEM CONTRA IRMÃOS
talvez... desse gozo, falar deles.
Enviar um comentário